top of page
Jardins Funcionais

O que fazemos?

Trabalhamos com a criação de áreas verdes funcionais e sistemas integrados. Nossos projetos são voltados à melhoria da qualidade ambiental urbana e a reconexão do Ser com a Terra.

Observando o ambiente através da perspectiva da Permacultura, criamos paisagens que resgatam o máximo de serviços que a natureza em equilíbrio possa nos dar.

Atuamos em ambientes como quintais, vilas, calçadas, terrenos baldios, parcão, sítios, jardineiras, telhados, espaços livres, escolas, praças e qualquer outro desafio que queiram nos propor. 

Criação de Jardins Funcionais

 

Desenvolvemos e implementamos projetos paisagisticos que integram as funções da Mata Atlântica e Cerrado Paulista com o conforto dos jardins. As áreas verdes exercem diverssas funções, como: Manutenção da umidade relativa do ar, diminuição da amplitude térmica,proteção da fauna e flora nativas, produção de alimento orgânicos, estabilização energética e diversas outras funções.

 

Qualquer espaço pode se tornar uma área verde multifuncional. Entre em contato e conheça nossos projetos.

 

Durante a construção ou manutenção dos jardins, oferecemos a possibilidade de participação para que você estimule a curiosidade e tire todas suas dúvidas.

 

Após a crição dos jardins disponibilizamos manuais personalizados em PDF, para que você conheça as novas plantas de sua casa e ganhe cada  vez mais intimidade com estes seres.

Conheça as funções que podem estar no seu jardim !
PANCs
Produção de Alimento
Jardim de águas
Jardim de Beija-flor
Aromáticas e medicináis
Área de convivência
Jardim de Polinizadores
Composteira
Restauração da Mata nativa
Captação de água das chuvas
Saneamento ecológico
Comedouro de aves
Ambientes aquáticos
Horta caseira
Jardim de Medicinais
 

Neste jardim são utilizadas plantas fitoterápicas.

 

Além de possuirem propriedades medicinais, estas plantas são grande atrativas de polinizadores por possuírem belas flores e aromas inconfundíveis.

 

Disponibilizamos aos clientes um manual em PDF com as plantas escolhidas , indicando os processos de cuidados, colheita, secagem, formas de preparo e uso

 

Para utilizar as ervas de forma fitoterápica consulte um proficional da saúde

Jardim de Aromáticas
 

Aqui são utilizadas plantas de aromas e sabores aguçados usadas para o preparo dos mais variados pratos, chás e sucos.

 

E o mais interessante das plantas aromáticas é que elas podem substituir o sal utilizado no preparo dos alimentos trazendo mais saúde e mais harmonia para a alimentação.

Jardim de Beija-flores
 

 Os beija-flores, os quais desempenham um importante papel na polinização, representam o grupo numericamente e ecologicamente dominante nas interações aves-flores.

 

 A urbanização modifica significativamente a estrutura física e biótica do hábitat, podendo afetar diversos processos ecológicos que envolvem a fauna e a flora nestas áreas.

 

 Os jardins de beija-flores ajudam a recuperar e preservar as espécies presentes nos centros urbanos, disponibilizando alimento e abrigo e, assim podemos dispor de muitos encontros com essas figurinhas mágicas que são os beija-flores.

Jardim de Água
 

 Os bairros foram crescendo cada vez mais, neste processo, as áreas verdes foram perdendo espaço deixando assim, o ar mais seco e não permitindo a percolação da água da chuva para os lençois freáticos.

 

Os Jardins de chuvas são destinados às áreas de maior concentração de água, seja em um jardim ou nas calçadas que recebam muita água da chuva.

 

As plantas utilizadas possuem grandes e largas folhas, aumentando assim a evapotranspiração (suor) da planta. Esse vapor vai constituir novamente a atmosfera, ou seja, toda a água retida no solo é absorvida por essas plantas e será devolvida novamente a atmosfera, aumentando assim a umidade relativa do ar e proporcionando um ambiente mais fresco e umido.

 

Jardim de Borboletas
 

 As borboletas são bioindicadoras de qualidade ambiental, ou seja, um lugar com muitas borboletas indica que o ambiente está ecologicamente equilibrado

.

 Quando jovens, as borboletas são as famosas lagartas, as quais desempenham a função de poda natural de algumas plantas, servem de alimentos para aves entre outros animais e, quando adulta além de serem alimento de outros animais, desempenham a importante função da polinização.

 

 No Brasil, mais de 3.500 espécies de borboletas já foram descritas e 57 espécies  estão ameaçadas de extinção. (Fonte: Embrapa)

Jardim de PANCs
 
 PANCs (Plantas alimentícias não convencionais)
 
São as plantas que não são vendidas no mercado mas de grande conhecimento popular.
O Brasil possui um potencial de aproximadamente 3.000 plantas alimentícias não convencionais.
 
 A idéia de construir esse tipo de jardim é trazer para todos, uma variedade de novos sabores com poderes nutritivos superiores aos da alimentação convencional. 
 
Alguns exemplos de PANCs:
 
Dente-de-leão, Serralha, Beldroega grande, capuchinha,Ipê amarelo, Jasmim manga, Yuca, Flamboianzinho, ora-pro-nobis,etc.
 
Livro Referência: Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil - Kinupp,Valdely Ferreira; Lorenzi,Harri; Editora: Plantarum
Jardim Para animais de estimação
 

 Os cães e gatos também utilizam os áreas verdes e muitas vezes acabam comendo ou cavando as plantas de estimação.

 

Para que isso não aconteça, plantas específicas podem ser inseridas nos jardins para atrair a atenção dos bixanos ou perritos,criando assim um ambiente estimulante e saudável para todos.

 

As plantas escolhidas ajudam na digestão, nutrição, eliminação de bolas de pêlos, estímulam o olfato, estímulam a visão, afastam carrapatos e os entretêm trazendo melhor qualidade de vida para seu animal.

Jardim Noturno
 

 Para aquelxs que gostam de apreciar a noite.

 

Os jardimns noturnos contam com plantas que florecem no período da noite. Estas atraem com seu brilho e aroma, diverssos polinizadores noturnos tornando a noite mais viva.

 

 

Terra Viva Paisagismo Ecológico

CNPJ: 22.479.712/0001-78

São Paulo- SP - Brasil

bottom of page